Nos dias 27 e 28 de abril de 2019 ocorreu o 7° Campeonato Brasileiro de Iaido, promovido pela Confederação Brasileira de Kendô, juntamente do 3º Seminário Internacional de Iaido, no ginásio esportivo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo. Trarei os resultados dos campeonatos, um resumo do evento e um relatório do meu próprio ponto de vista.
3º Seminário Internacional de Iaido
O primeiro dia do evento foi o 3° Seminário Internacional de Iaido, basicamente a terceira vez que o iaidô brasileiro teve um evento próprio, ao invés de um pequeno anexo aos eventos de kendô.
O evento começou por volta das nove horas da manhã do dia 27 de abril com o aquecimento organizado por Toshihiko Tsutsumi-sensei (6° dan renshi, Rio de Janeiro-RJ), seguido por uma pequena palestra sobre o funcionamento do iaidô dentro da Federação Japonesa de Kendo (ZNKR), criadora e mantenedora do Seitei Iai, e da Federação Internacional de Kendo.
Tsutsumi-sensei também trouxe algumas fotos antigas de seus primeiros professores de iaidô como Kimura-sensei e Kosaka-sensei, assim como de Ogura-sensei (atual chefe da divisão de iaidô da ZNKR), Itô-sensei (que esteve no Brasil) e Yamada Asaemon, o último kaishakunin profissional. Também tivemos notícias da futura liberação de material produzido por Alexandre Pereira-sensei (6° dan, Nagoya, Japão) no ano passado.
Abaixo: Fotos trazidas por Tsutsumi-sensei.
Logo após, o kenshi e autor Luiz Kobayashi, conhecido por suas pesquisas envolvendo a história do kendô, iaidô, etc. e autor do livro “Peregrinos do Sol: A Arte da Espada Samurai”, transmitiu um pouco da história da chegada dos primeiros kenshis e iaidokas no Brasil. Kobayashi também sinalizou o lançamento de novo livro para o próximo ano.
O evento seguiu com Tsutsumi-sensei ensinando algumas mudanças na etiqueta e na execução dos katas até a hora do almoço. Após o almoço, seguimos com o treino de katas divididos em grupos por graduação, ficando cada grupo sob a orientação de um dos senseis convidados.
Após breve pausa, iniciou-se o seminário de arbitragem e simulação de campeonato, incluindo simulação de arbitragem com três bandeiras (vermelha, azul e branca, para disputas entre três competidores simultâneos). No fim do dia a quadra foi liberada para o treino de kendô do Bunkyo.
Abaixo, fotos do evento. Créditos das imagens à CBK, Se Bogu e Ito Gym:
7º Campeonato Brasileiro de Iaido
O dia seguinte começaria com o 7° Campeonato Brasileiro de Iaidô. Após a cerimônia de abertura, campeonato foi realizado em cinco categorias por graduação (aspirante e 1° kyû, 1° dan, 2° dan, 3° dan e 4° dan). Segue a lista de vencedores por cada categoria:
Individual Aspirante e 1º Kyu
1º CAIO HIKARI YOKOYAMA – BUNKYO (SP)
2º FABIO FUKUDA – IAIDO PIRATININGA (SP)
3º EDILMO ARAUJO DA SILVA – IAIDO PIRATININGA (SP)
Honra ao Mérito
ISADORA ALVES STRASBURG – SEIBUKAN (SP)
Individual 1º Dan
1º LUIZ GUSTAVO VASQUES DE MORAES – YUUHAKKAN (AL)
2º HERBERT WINNISCHOFER – CURITIBA (PR)
3º ROGERIO SOARES DA COSTA – AIRJ (RJ)
Honra ao Mérito
RODRIGO PRATES CAMPOS – AIRJ (RJ)
Individual 2º Dan
1º FELIPE TERUO ENDO – IAIDO PIRATIINGA (SP)
2º JOÃO BOSCO DE BARCELOS COURA – AMCNB (MG)
3º JULIO CEZAR SILVA CARVALHO DE TOLEDO – IAIDO PIRATININGA (SP)
Honra ao Mérito
PEDRO RIBEIRO BASTOS SOARES – AMCNB (MG)
Individual 3º Dan
1º HENRIQUE YUJI TEIXEIRA YAMAUCHI – IAIDO PIRATININGA (SP)
2º GUSTAVO DE AMADEU E SILVA RODRIGUES – KEIKODO (SP)
3º ODAIR AKIRA SAITO – KEIKODO (SP)
Honra ao Mérito
ALEXANDRE CAVALCANTI LOPES DE ALMEIDA – AJRJ (RJ)
Individual 4º Dan
1º CARLOS FERNANDO DA ROCHA FERREIRA – IAIDO PIRATININGA (SP)
2º ELIA YATHIE MATSUMOTO – IAIDO PIRATININGA (SP)
3º ADRIAN YU YONEDA – KAGAWA (SP)
Abaixo: chaves do campeonato
Impressões Pessoais
Uma série de motivos contribuíram para que eu fizesse questão de comparecer, como o fato de eu estar no período de carência para exame de kendô (portanto seria mais tranquilo dedicar um período só para o iai), e o fato do evento ter acontecido em São Paulo capital, dispensando viagens ao interior.
Graças ao apoio da minha família em São Paulo, tive a oportunidade de treinar um pouco de kendô e iaidô na semana anterior ao evento, o que acredito ter feito enorme diferença no meu desempenho.
Participei na categoria 1° dan e, quem diria, acabei sendo o vencedor da categoria. Honestamente, eu não realmente tinha certeza de que estava disputando a final até o encerramento da disputa com o ‘shomen ni rei’. Certamente ainda há muito o que melhorar, mas fiquei bastante satisfeito em trazer o resultado para Maceió pela primeira vez. Para melhorar, fiquei sabendo que os dois campeões anteriores da categoria também eram do nordeste (Salvador e Recife, respectivamente), então fiquei especialmente contente em seguir com essa “tradição”.
De qualquer forma, devo muito aos meus colegas de dojo por treinarem comigo, assim como aos senseis e membros do dôjô Piratininga, que sempre me recebem muito bem.
Como ainda havia três categorias depois da minha, pude observar os mais graduados competindo e tentar aprender algo através da observação. Tive a sorte também de ter minhas disputas gravadas, o que também deve facilitar a observação dos meus próprios erros e acertos (obs.: vídeos serão postados no YouTube de forma privada, quem desejar obter os links pode me pedir por e-mail, facebook, etc.).
Quase fui reprovado no exame de graduação por falta de atenção aos katas escolhidos para o exame; acabei olhando a lista errada. Felizmente percebi meu erro antes do exame em si e acabei não me atrapalhando muito no final; fica a lição de prestar atenção corretamente para evitar passar sufoco da próxima vez. No fim, deu tudo certo e pude pegar o meu 2º dan em iaidô e voltar para casa com a sensação de missão cumprida.